expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

As 10 regras básicas de etiqueta para visitar um recém-nascido

Olá pessoal, tudo bem?
A chegada de um bebê é um momento de grande alegria, união e companheirismo. É normal todos ficarem eufóricos e loucos para conhecer o novo membro de sua família, mas é muito  importante que os familiares e amigos tomem alguns cuidados durante as visitas. 

Deixo agora com vocês a lista das 10 regras básicas que eu achei muito importante para visitar o recém-nascido. 
Espero que gostem e que aproveitem <3
1. Aconselho que a visita seja feita ainda na maternidade, caso não consiga, espere pelo menos de 1 a 2 semanas para fazer a visita em casa. Por que?  Pois a mamãe ainda estará se adaptando com a sua nova rotina e, claro, estará curtindo os primeiros momentos com seu bebê. A visita em casa deve ser marcada com a mais nova mamãe e de acordo com a disponibilidade da família, sem pressão. Evite visitas noturnas ou interromper a rotina, como a alimentação ou a hora do banho.
Caso você não consiga fazer a visita na maternidade e não consegue ir 1 ou 2 semanas após o nascimento do bebê - seja por questões pessoais, distância, trabalho ou até mesmo ansiedade -, antes dê uma ligada para a mais nova mamãe e pergunte a ela se a visita pode ser realizada.

2. Qualquer sinal de indisposição é suficiente para desmarcar uma visita. A visita deve ser adiada até se estar completamente recuperado e dissipado o risco de contágio (da mãe e do bebé). Se se sentir indisposto, há necessidade de adiar a visita, nesse período de indisposição não vá visitar a mãe e o bebê em hipótese alguma. Simplesmente avise que não poderá realizar a visita.

3. As visitas não podem ser longas, é importante permanecer apenas o tempo necessário para felicitar os pais e conhecer o bebê. Naturalmente os pais, particularmente a mãe, estão cansados e “fazer sala” ou preocuparem-se com o que vão oferecer ao lanche não será muito legal e nem vai ajudar a recuperar energias. Os novos papais precisam de espaço e de tempo para se adaptarem à nova rotina e para curtirem o momento em família.

4. Não pegue o bebê no colo e nem tire ele do berço sem a prévia autorização dos pais, particularmente da mãe. É muito importante respeitar a rotina do bebê e da mãe, pois pode ser que o bebê tenha adormecido há pouco tempo ou ele pode estar indisposto e precisa descansar num ambiente tranquilo e seguro. 
Com a autorização dos pais dada, antes de pegar o bebê SEMPRE lave as mãos e passe álcool em gel nas mesmas, espere secar e então pegue o bebê. Esse cuidado e higienização é muito importante, pois como o sistema imunológico do bebé ainda está em desenvolvimento, está mais suscetível de contrair infeções.

5. Mesmo que você não vá fazer uma visita com o intuito de pegar o bebê é importante evitar fumar, não passar perfume ou estar com um aroma muito forte em suas roupas ou corpo. Pois esses cheiros intensos incomodam e agridem o bebê.

6. Se o bebê estiver dormindo, não o incomode e de jeito nenhum o acorde.

7. Em hipótese alguma beije o rosto ou as mãos do bebê. Os carinhos devem ser restritos à cabeça e aos pés. Como o sistema imunológico do bebé ainda está em desenvolvimento, está mais suscetível de contrair infeções.

8. Se estiver na hora do bebê mamar, dê espaço e tempo à mãe, respeitando a sua privacidade. A amamentação é um dos momentos mais sensíveis e ansiosos para a mãe no pós-parto, essa experiência dos primeiros dias é determinante para o sucesso da amamentação e para que o aleitamento materno se estabeleça naturalmente, e para isso a mãe e o bebê precisam de se sentir à vontade, confortáveis e confiantes. Lembrando, mais uma vez, que é um momento deles.

9. Não fotografe o bebê ou filme o bebê sem pedir a permissão dos pais e perceber se eles estão confortáveis com isso. 
Se eles não se importarem, não use o flash pois a luz é muito agressiva para o bebê e o incomoda muito, mesmo ele estando com os olhos fechados.
De jeito nenhum publique as fotografias nas redes sociais e nem as compartilhe com terceiros sem a autorização expressa dos pais e seu conhecimento.

10. Respeite a rotinas da família, e esteja atento às necessidades da mesma. Interpretar os sinais dos pais e do bebê são ótimos indicadores para uma visita bem-sucedida. É fundamental respeitar o ambiente, convicções e circunstâncias dos pais e não contribuir para aumentar a ansiedade da família e nem causar estresse. 

Super beijo,
GAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário